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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2009)Número Original: 18Código: 12857

Inverno

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Temperatura (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
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O aquecimento global pode trazer consequências severas para a espécie humana. Milhares de pes- soas morreram na Europa durante o verão de 2003. Neste ano, as temperaturas chegaram a 3,6ºC acima da média histórica, tendo havido perdas na produção agrícola de até 25%. Em artigo publicado recentemente na revista científica Nature, cientistas relacionaram perdas na produção agrícola a aumen- tos anormais de temperatura. Com relação ao aquecimento global e às potenciais perdas agrícolas, é INCORRETO afirmar que A) a intensificação do efeito estufa deve-se ao aumento da concentração atmosférica de CO,e ao aumento da extensão do buraco na camada de Ozônio. B) o aumento da temperatura fornece energia para que uma quantidade adicional de água passe do estado líquido para o estado de vapor, em processo denominado de evapotranspiração, diminuindo a disponibilidade de água no solo e podendo causar estresse hídrico. C) quando sob estresse hídrico, as plantas devem manter os estômatos fechados como forma de diminuir a perda de água, o que reduz a capacidade de absorção de CO, atmosférico e, consequentemente, a biossíntese de compostos orgânicos. D) o aumento da temperatura favorece o acúmulo de umidade na atmosfera. Ao mesmo tempo em que determinadas áreas podem sofrer com déficit hídrico, outras regiões podem, inclusive, apresentar maiores volumes de precipitação. E) o excesso de umidade no solo também pode levar a perdas agrícolas, pois um solo enchar- cado dificulta a respiração das raízes, podendo acarretar seu apodrecimento.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Ciclo Biogeoquímico do Carbono - Temperatura (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia)

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Questões Parecidas

1(UECE - 2017)Número Original: 62Código: 7859244

Dois - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova 1

Participação dos animais no ciclo do carbono.t Participação dos vegetais no ciclo do carbono.t Formas da restituição do carbono à atmosfera.t
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Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
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Considerando o ciclo do carbono, analise as seguintes afirmações: I, II. HI. IV. O dióxido de carbono na atmosfera é absorvido pelas plantas, sendo o carbono contido em sua molécula devolvido à atmosfera pelo processo de fotossintese. Os animais comem vegetais, decompõem seus açúcares e liberam carbono na atmosfera, nos oceanos e no solo. Plantas e animais são decompostos pela ação de microrganismos que devolvem carbono ao meio ambiente. Os animais, através da respiração, retiram da atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de CO». Está correto o que se afirma somente em A) B) C) D) Ile III. Ile IV. le III. le IV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFPR- aa - 2016)Número Original: 67Código: 6388587

Primeira Fase

Relação entre temperatura e taxa dos processos biológicos de plantas aclimatadas.t Relação entre temperatura e taxa dos processos biológicos de plantas não aclimatadas.t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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As mudanças climáticas têm desencadeado processos de aclimatação em comunidades de plantas. Em comu não aclimatadas, quando não há outros fatores limitantes, a taxa dos processos biológicos (por exemplo, fotossintese e respiração) tipicamente dobra a cada aumento de 10 ºC na temperatura ambiente. Quando há aclimatação, ela pode ser de dois tipos: Tipo | - Ocorre uma redução da sensibilidade à temperatura, com diminuição da atividade em temperaturas maiores, mas sem alterações em temperaturas menores. Tipo Il - Há um decréscimo da atividade em todas as temperaturas, mas a taxa dobra a cada aumento de 10 ºC na temperatura da mesma forma que nas plantas não aclimatadas. lades Assinale a alternativa que traz a figura que representa corretamente a relação entre temperatura e taxa dos processos em plantas aclimatadas e não aclimatadas. a) b) c) 2 a g # — morcumamos É — nioncumamos 8 — NÃO ACLIMATADA 2 ACLIMATADATIPO! É ACLIMATADATIPO! É * == = ACLIMATADATIPO 8 + ACLMATADATIPON 3 AOUNAMOATION jp [ACLMATADA TIPO | THERA ORIENT FABRA AMPTP TEMPERATURA AUMENTE a) 8) Ba oe É — noncummos É — NhoacuimaraDA É === ACLIMATADA TIPO! Ê - ACLIMATADA TIPO | 2 ACLMATADATIPON ACLIMATADA TIPO = ê Lo TEMPERATURA AMBIENTE TEMPERATURA AMBIENTE


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2012)Número Original: 3Código: 6461681

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 5

Características dos processos que ocorrem no ciclo do carbono .f Características do sequestro de carbono .f
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2012
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“Cientistas do mundo inteiro pesquisam bons processos que permitam armazenar — no jargão técnico, “sequestrar” — carbono no solo, para evitar que esse elemento seja liberado na atmosfera e colabore para o aquecimento global. A presença de matéria orgânica no solo, além de reter carbono com eficácia, é essencial para aumentar sua fertilidade”. “Biocarvão — as terras pretas dos índios e o sequestro de carbono” Ciência Hoje, nº 281, maio de 2011 a) Explique o que é sequestro de carbono e como esse processo pode contribuir para a mitigação do aquecimento global. b) Faça um esquema e explique as rotas percorridas pelo carbono em seu ciclo biogeoquimico.


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(ENEM- BR - 2010)Número Original: 55Código: 3589

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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O texto “O vôo das Folhas” traz uma visão dos índios Ticunas para um fenômeno usualmente observado na natureza: O vôo das Folhas Com o vento as folhas se movimentam. E quando caem no chão ficam paradas em silêncio. Assim se forma o ngaura. O ngaura cobre o chão da floresta, enriquece a terra e alimenta as árvores.] As folhas velhas morrem para ajudar o crescimento das, folhas novas.] Dentro do ngaura vivem aranhas, formigas, escorpiões, centopeias, minhocas, cogumelos e vários tipos de outros seres muito pequenos.) As folhas também caem nos lagos, nos igarapés e igapós. Anatureza segundo os TicunasiLivro das Árvores Organização Coral os Professores Biinguas Ticunas, 2000. Na visão dos índios Ticunas, a descrição sobre o ngaura permite classificálo como um produto diretamente relacionado ao ciclo O daágua. O do oxigênio. & do fósforo. O docarbono. & donitrogênio.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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5(ENEM- BR - 2013)Número Original: 56Código: 30620

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Ciclo Biogeoquímico do Carbono Ambiental Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
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Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO,, CH, e N,O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo. ROSA A H: COELHO, 1... Cadernos Temáticos de Quimica Nova na Escola, São Pau, n. 6, nv. 2003 (adapt) De que maneira as praticas agricolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa? O Evitando a rotação de culturas. O Liberando o CO, presente no solo. @ Aumentando a quantidade de matéria orgânica do solo. © Queimando a matéria orgânica que se deposita no solo. € Atenuando a concentração de resíduos vegetais do solo.


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